Книги по бизнесу и учебники по экономике. 8 000 книг, 4 000 авторов

» » Читать книгу по бизнесу Dominar A Bitcoin Para Principiantes Alan T. Norman : онлайн чтение - страница 2

Dominar A Bitcoin Para Principiantes

Правообладателям!

Представленный фрагмент книги размещен по согласованию с распространителем легального контента ООО "ЛитРес" (не более 20% исходного текста). Если вы считаете, что размещение материала нарушает ваши или чьи-либо права, то сообщите нам об этом.

Читателям!

Оплатили, но не знаете что делать дальше?

  • Текст добавлен: 11 августа 2020, 16:21

Текст бизнес-книги "Dominar A Bitcoin Para Principiantes"


Автор книги: Alan T. Norman


Раздел: Зарубежная деловая литература, Бизнес-книги


Текущая страница: 2 (всего у книги 2 страниц)

A Cadeia de Blocos e as Transações

A cadeia de blocos já não parece tão misteriosa? Isto é apenas o início desta incrível invenção. Escrevi um livro sobre a tecnologia da cadeia de blocos (http://mybook.to/BlockchainExplained). Se tiver interesse, este recurso aprofunda o âmago da questão.

Mais à frente será aprofundado o tema de mineração, mas, por enquanto serão facultadas outras informações úteis sobre como obter e gastar bitcoins.

Capítulo 3. Começar a Usar Bitcoins

Com uma criptomoeda como a bitcoin, o mais importante é obter informações corretas e entender o sistema antes de iniciar. Esta moeda não tem uma autoridade central, portanto, as transações não podem ser revertidas. Se cometermos algum erro com a bitcoin, será permanente. Dito isto, devemos agir com cautela, investir apenas um pouco de cada vez e fazer a nossa pesquisa.

Este livro é uma boa introdução, mas, possivelmente, não abrange tudo aquilo que se pode encontrar no mundo da bitcoin. O melhor conselho que se pode dar é ler o máximo possível.

A bitcoin pode parecer assustadora ou complicada. O objetivo deste capítulo é familiarizar-se com conceitos básicos e regras fundamentais para começar a usar a bitcoin. É de salientar que, mais adiante, haverá explicações aprofundadas sobre estes assuntos, sendo que devem ser encarados pacientemente.

Segurança Pessoal na Bitcoin

Antes de se dar algum conselho sobre como comprar, deter, vender e transacionar bitcoins, é necessário falar sobre segurança. A própria rede revela um alto nível de segurança. A bitcoin nunca sofreu um ataque, diretamente, e é muito improvável que alguém possa vir a alterar uma transação no registo público da bitcoin.

O risco de segurança de possuir bitcoins surge da falta de cuidado pessoal ou por lidar com provedores de serviços de terceiros. Apresentam-se algumas dicas:

Nunca partilhe a chave privada

Esta é, obviamente, a primeira regra de segurança da bitcoin. Nenhuma empresa ou pessoa legítima jamais solicitará a chave privada da Bitcoin (a menos que se esteja a autorizar um gasto). Os endereços bitcoin não estão associados à nossa identidade. Não é necessário facultar a nossa identificação ao criar a maioria das carteiras e o único aspeto que distingue o proprietário de uma carteira é conhecer a chave privada.

Como tal, alguém que possua a nossa chave privada pode gastar as nossas bitcoins. É ponto assente! Para além disso, não existe um modo de reverter transações ou denunciar fraudes na bitcoin. É fundamental, nunca partilhar a chave privada.

Não perca a sua chave privada

O efeito secundário de endereços anónimos é que não existe uma forma de recuperar a chave privada se a perdermos. A única solução para aceder ao endereço é através da chave. Perdê-la, implica perder os fundos, para sempre.

A maioria das carteiras, através de uma password recuperável, encarrega-se de armazenar as principais informações. De qualquer modo, é importante fazer uma cópia de segurança de toda a informação da chave privada, em vários locais.

Tenha uma Carteira Segura

Como se pode depreender, uma carteira é aquilo que detém a bitcoin que recebemos. Existem várias opções diferentes que discutiremos, nomeadamente: baseadas na Internet, baseadas em hardware, dispositivos móveis, entre outras. Muitos mantêm as suas bitcoins do dia-a-dia numa carteira normal da Internet, sendo que o restante, guardam numa carteira mais segura, disponível para fazer uma cópia de segurança. Desta forma, mesmo que o nosso computador seja alvo de um ataque, não poderão tocar nas nossas economias. Falaremos sobre os diferentes tipos de carteiras, mais adiante.

Saiba que o preço irá mudar

O preço da bitcoin muda a cada minuto. É importante perceber isto, pois, por vezes, pode ser um caminho acidentado. Tem subido constantemente, no entanto também teve a sua cota-parte em quedas de valor. Há uns anos, seria quase inimaginável que uma bitcoin valesse 100 dólares. Neste preciso momento, vale mais de 11.000 dólares. Mesmo que seja esperado, a sua subida com o passar do tempo, haverá momentos em que o preço baixa. Devemos ter presente que isto faz parte do percurso.

Não Pode Reverter Pagamentos

Os pagamentos em bitcoins não se efetuam do mesmo modo que os cartões de crédito ou o Paypal. A pessoa a quem for enviado o dinheiro é a única que poderá devolver. Neste sentido, é fundamental confiar na pessoa a quem o fundo está a ser enviado e conferir, mais do que uma vez, o endereço da carteira.

No caso de enviarmos bitcoins para o endereço errado, é provável que não se recupere essa quantia. Devem ser verificados, duas ou três vezes, todos os detalhes da transação antes de se enviar qualquer fundo, pelo que, se algo de errado ocorrer, não existirá uma “sede da empresa” que possa auxiliar. Isto revela bons e maus efeitos no uso da bitcoin, em comparação com outros métodos de pagamento, mas falaremos sobre estes pontos de vista, um pouco mais adiante.

As Bitcoins são Rastreáveis

Uma vez que a bitcoin opera num registo público, qualquer pessoa pode ver o histórico de transações na rede. As transações são apenas uma lista de endereços públicos e valores de transação. Ainda assim, investigadores astutos poderão criar uma rede de transações e identificar tendências. Com o tempo, um investigador dedicado pode descobrir qual é o nosso endereço, bem como todos os endereços para os quais efetuámos pagamentos em bitcoins.

Existem formas de evitar ser rastreado na bitcoin. É possível utilizar vários endereços ou até um novo endereço por cada transação. Podem ainda ser utilizados serviços de mistura de moedas que mascaram a fonte dos fundos, misturando-os com outros fundos. É, deste modo, de salientar que o registo público é, na realidade, público.

Poderá Haver “Dores de Crescimento”

A bitcoin está a crescer rapidamente, pelo que poderá haver muitas mudanças no futuro. As novas atualizações podem fazer com que alguns operadores repensem os seus serviços e preços, as confirmações podem abrandar, as taxas podem subir ou quaisquer outras situações podem ocorrer. É impossível afirmar de que forma ocorrerá, mas se entendermos os fundamentos que sustentam, ficaremos precavidos.

Começar a Usar a Bitcoin

Em relação à bitcoin, estamos apenas no início. Há muito a aprender e interessa estarmos orientados de forma a garantirmos que nos sentimos seguros e informados, o suficiente, para entrarmos nesta moeda digital de rápido crescimento, que, simplesmente, irá continuar a crescer.

Capítulo 4. Onde Guardar as Bitcoins

O nosso endereço bitcoin

Já todos enviámos um email a alguém, correto? Esse endereço específico permite que se envie e receba mensagens para alguém ou de alguém na Internet, desde que possua também um endereço eletrónico. Os endereços bitcoin funcionam da mesma forma, embora haja uma diferença fundamental.

O que é um endereço bitcoin?

Um endereço bitcoin é a sequência específica de caracteres que identifica a sua carteira. Ao contrário do exemplo do endereço eletrónico, uma única carteira, pode ter vários endereços, inclusive, um novo para cada nova transação feita.

No caso da bitcoin, o endereço tem, de comprimento, entre 26 e 35 caracteres alfanuméricos. Cada endereço começa pelo algarismo 1 ou 3 e é sensível a maiúsculas e minúsculas. Esta sequência de caracteres deverá ser exata ou os fundos não poderão ser transferidos. Isto não surpreenderá quem, anteriormente, já tenha realizado transferências.

Quando desejarmos receber um determinado fundo, o endereço bitcoin deverá ser partilhado com quem pretende efetuar o pagamento. Pode inclusivamente publicá-lo. Partilhar o nosso endereço não dá acesso à nossa conta. Apenas informa a rede sobre para onde o fundo deverá ser direcionado.

Ƀ

“Aqui está um exemplo de endereço bitcoin:

1BvBMSEYstWetqTFn5Au4m4GFg7xJaNVN2”

Endereços de Uso Único

Enquanto que o endereço eletrónico nunca se altera, neste caso, a maioria dos especialistas recomenda a utilização de um novo endereço bitcoin, para cada transação. Deste modo, uma vez que o endereço não corresponde à carteira, não está a ser criada uma nova, mas está, simplesmente, a ser utilizado um novo identificador para quem está a enviar bitcoins. Existem vários motivos para que se proceda deste modo.

Anonimato

Existe um grande problema com a reutilização de um endereço bitcoin, corre-se o risco de se perder o anonimato, caraterístico desta moeda.

À medida que um determinado endereço vai sendo usado, está a ser publicada informação sobre a origem e destino da bitcoin. Como opera num registo público, assim que surgir, o endereço pode ser visualizado por todos. Com a utilização do mesmo endereço repetidamente, malfeitores poderão rastrear relações, transações, fundos de rendimento. Quanto mais um endereço é usado, mais informações são disponibilizadas.

Ƀ

“Existem poucas probabilidades de acontecer, no entanto, deve tornar-se numa preocupação, se quisermos garantir o anonimato.”

Neste sentido, é de salientar que a criação de novos endereços, para cada transação, ajuda a preservar a identidade, bem como manter as transações mais anónimas. Mesmo sendo, as transações, registadas em público, este é um modo eficaz de manter um escudo de anonimato.

Criar um endereço é tão simples quanto clicar no botão do seu cliente de carteira. Falaremos de carteiras mais adiante.

Identificar Pagamentos

No caso de uma empresa que pretende acompanhar as suas transações, é muito mais fácil se forem utilizados endereços de uso único.

Ao vincular as transações a um endereço único, é possível verificar se foi recebido um pagamento com base no endereço disponibilizado. Pode dar-se o caso de atribuir um determinado endereço a cada cliente, no entanto este não é o modo recomendado para o recebimento de fundos.

Assim, cada pagamento recebe o seu próprio tipo de identificador único. É particularmente útil se estivermos a gerir um grande departamento de contas, a receber ou a pagar.

Algum motivo para não o fazer?

Pode parecer um incómodo e totalmente irrelevante criar endereços para cada transação. No caso de efetuarmos transações mínimas e nem sequer estivermos preocupados com rastreamentos, qual será o problema?

Tudo se resume à aquisição de bons hábitos. Aumentar o anonimato dos pagamentos, individualmente, aumenta o anonimato geral da rede. Se a totalidade dos utilizadores criarem endereços, o rastreamento dos pagamentos será difícil, mesmo havendo um registo público. Mais adiante será possível verificarmos que essa privacidade geral da rede é importante para a fungibilidade e usabilidade da bitcoin.

Внимание! Это ознакомительный фрагмент книги.

Если начало книги вам понравилось, то полную версию можно приобрести у нашего партнёра - распространителя легального контента ООО "ЛитРес".
Страницы книги >> Предыдущая | 1 2

Правообладателям!

Представленный фрагмент книги размещен по согласованию с распространителем легального контента ООО "ЛитРес" (не более 20% исходного текста). Если вы считаете, что размещение материала нарушает ваши или чьи-либо права, то сообщите нам об этом.

Читателям!

Оплатили, но не знаете что делать дальше?


Топ книг за месяц
Разделы







Книги по году издания