Книги по бизнесу и учебники по экономике. 8 000 книг, 4 000 авторов

» » Читать книгу по бизнесу Dominando Bitcoin Para Iniciantes Alan T. Norman : онлайн чтение - страница 1

Dominando Bitcoin Para Iniciantes

Правообладателям!

Представленный фрагмент книги размещен по согласованию с распространителем легального контента ООО "ЛитРес" (не более 20% исходного текста). Если вы считаете, что размещение материала нарушает ваши или чьи-либо права, то сообщите нам об этом.

Читателям!

Оплатили, но не знаете что делать дальше?

  • Текст добавлен: 11 августа 2020, 16:22

Текст бизнес-книги "Dominando Bitcoin Para Iniciantes"


Автор книги: Alan T. Norman


Раздел: Зарубежная деловая литература, Бизнес-книги


Текущая страница: 1 (всего у книги 2 страниц)

Alan T. Norman
Dominando Bitcoin Para Iniciantes

DOMINANDO BITCOIN PARA INICIANTES

Tecnologias De Bitcoin E Criptomoeda, Mineração, Investimento E Trading

ALAN T. NORMAN
Tradutor: Duda Junqueira Machado

Obtenha gratuitamente o livro Bitcoin Whales: Guys who fooled the world Livro Bônus
(Detalhes no final deste livro.)
Copyright © 2020 ALAN T. NORMAN – Todos os direitos reservados
Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, distribuída ou transmitida por qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação ou outros meios eletrônicos ou mecânicos, sem autorização prévia e por escrito do editor, exceto no caso de breves citações disponibilizadas em resenhas críticas e alguns outros usos não comerciais, permitidos pela lei de direitos autorais

Capítulo 1. O que é Bitcoin?

Se você escolheu este livro, é provável que tenha ouvido falar sobre Bitcoin.

● Talvez você tenha ouvido falar sobre isso nos círculos financeiros, já que o valor da Bitcoin aumentou rapidamente.

● Talvez você tenha ouvido falar disso em um contexto tecnológico, já que a Bitcoin é construída em cima de uma nova tecnologia chamada Blockchain.

● Ou, como muitos, você deve ter ouvido falar sobre a Bitcoin na imprensa popular, devido à quantidade de novos usuários, celebridades famosas e empresários de sucesso que começaram a usar Bitcoin no ano passado.

Nos últimos anos, a Bitcoin passou de algo conhecido apenas por alguns nerds de tecnologia a uma moeda revolucionária que mudou, rapidamente, a forma como pensamos sobre o conceito de dinheiro.

Aqui está a sinopse (muito) básica: Bitcoin é uma moeda digital. De muitas maneiras, funciona como dólares, euros ou ienes, permitindo-nos a transferência de valor. No entanto, a força da Bitcoin é a sua rede. A tecnologia Blockchain permite que o Bitcoin seja descentralizado, o que significa que qualquer pessoa pode acessar e negociar no livro contábil público do Bitcoin. Usando o Bitcoin, você pode enviar fundos para qualquer pessoa no mundo, sem a necessidade de grandes instituições como bancos, conversores de moeda e processadores de pagamento.

Tudo acontece na rede pública da Bitcoin.

Além dos pagamentos pessoa a pessoa, os pagamentos Bitcoin são, agora, aceitos em vários tipos de empresas . Alguns anos atrás, apenas, encontrar lugares que permitissem pagar em Bitcoin era um desafio. Para ser sincero, nos primeiros dias da Bitcoin, poderíamos ter preenchido apenas esta página com todos os lugares que aceitavam Bitcoin. Agora, a aceitação da Bitcoin explodiu.

Outro uso da Bitcoin surgiu nos últimos anos: investimento. À medida que mais pessoas começaram a usar Bitcoin, seu preço aumentou dramaticamente. Como veremos mais adiante neste livro, muitas pessoas estão comprando Bitcoin como um ativo, esperando que se valorize com o tempo.

Claro, a Bitcoin ainda tem seus problemas e desafios para o seu futuro. Vamos dar uma olhada em alguns desses desafios nas próximas páginas.

Neste livro, abordaremos tudo o que você precisa saber para começar a usar Bitcoin, então, vamos começar por de onde ele veio.

Pronto para mergulhar? Vamos lá!

O Início

Pense em alguns anos atrás. Em 2008, a crise financeira estava em pleno andamento, e pessoas de todo o mundo estavam sentindo os efeitos do desastre econômico dos Estados Unidos. Isto foi um daqueles momentos da história em que os problemas das moedas nacionais mostraram sua relevância. A crise financeira americana desvalorizou o dólar, e os problemas econômicos nos Estados afetaram o mundo inteiro.

Às vezes, a ocorrência de um colapso econômico completo parecia provável. Onde estavam todas aquelas pessoas que deveriam garantir que nada disso jamais acontecesse? Eles estragaram tudo, bastante. E Isso sendo moderado, para dizer o mínimo.

Respostas Centralizadas

As pessoas “conhecedoras” mais importantes decidiram que tinham uma resposta, que somente um banco centralizado poderia oferecer. Para combater o rápido colapso dos mercados financeiros, governos de todo o mundo decidiram o que é chamado de "alívio quantitativo", durante o qual imprimiam e injetavam mais dinheiro em suas economias, de modo que seus cidadãos tivessem os fundos necessários para evitar outra Grande Depressão.

Estes tipos de mudanças rápidas leva a "guerras cambiais", e, logo, os governos estavam competindo para ser o único com os preços mais baixos, que os manteria competitivos. Quando, então, os bancos enfrentaram problemas, devido ao baixo valor da moeda e às taxas de juros reduzidas, os governos foram forçados a resgatá-los com dinheiro dos contribuintes. Como você pode imaginar, isto apenas desvalorizou ainda mais a oferta de moeda existente.

Embora esta seja uma visão muito simplificada de um momento complexo da história econômica, a lição permanece. Os bancos centrais, que manipulam a oferta monetária, desvalorizaram moedas em todo o mundo.

No final, com as taxas de juros baixas e os resgates dos contribuintes, os próprios bancos, inicialmente responsáveis pelo problema financeiro, foram os que mais se beneficiaram com a economia em colapso. Foi durante este período que um homem, conhecido como Satoshi Nakamoto, se inspirou.

Quem é Satoshi?

Antes de explicar exatamente como a Bitcoin surgiu, vale a pena explorar quem é Satoshi Nakamoto. Sua história é a história da Bitcoin, e ele era misterioso.

A verdadeira identidade de Satoshi ainda permanece desconhecida, até hoje. Segundo suas próprias declarações em 2012, ele tinha 37 anos e morava em algum lugar do Japão. No entanto, muitas dúvidas sobre isso persistem. Ele escreve em inglês fluente, e o software Bitcoin não está documentado em japonês, levando muitos a pensar que ele não é de fato japonês, embora pudesse estar morando lá na época.

Com um pouco de trabalho de detetive, um codificador suíço determinou que Satoshi poderia morar na América do Norte, dada a hora do dia que ele postou nos fóruns de Bitcoin. O codificador fez isso analisando os horários de postagem mais comuns, e constatando que eles estavam alinhados com o horário médio de sono de alguém que vive no continente.

Será que algum dia saberemos quem é o criador da Bitcoin? Será ele, na verdade, uma equipe de pessoas? Podemos não descobrir nunca, mas uma coisa é certa: Esta pessoa controla aproximadamente um milhão de Bitcoin. Em junho de 2017, isso equivalia a quase US $ 3 bilhões! Com uma fortuna assim, eles podem comprar o direito à privacidade.

A Criação

Portanto, este codificador anônimo analisou o estado do mundo financeiro e viu muitos problemas. As formas tradicionais de resolver esta crise haviam sido tentadas e, embora funcionassem, por enquanto, ele viu que pouco foi feito para evitar futuros desastres. O que poderia ser feito sobre isso? Qualquer tipo de solução centralizada conseguiria resolver problemas deste tipo de uma vez por todas?

Ele decidiu que era necessária uma força disruptiva. Algo que pudesse mudar potencialmente a maneira como pensamos sobre moeda. A resposta foi uma forma de moeda completamente descentralizada e aberta a todos. Nenhum banco central controlando, nenhuma cadeia de transferências com um único superintendente. Nenhum grupo de elite de pessoas tomando decisões que afetariam cada pessoa usando suas moedas.

Descentralização

Ƀ

Descentralização: a movimentação de departamentos de uma grande organização para longe, de um único centro administrativo para outros locais.

Essa descentralização foi a principal força motriz por trás do trabalho de Satoshi. Essencialmente, a descentralização significa que todos fazem parte da economia Bitcoin, e todos estamos contribuindo de alguma forma. NÓS somos a força motriz, e não um banco central que controla quanto vale nossa moeda e quanto dela temos disponível em nossa economia. Melhor ainda, ao mesmo tempo, nenhum de nós tem controle sobre isso.

Não há governo, banco ou intermediário que possa nos dizer como usar a Bitcoin, pois ela, literalmente, pertence a todos que a usam. Com isso dito, quanto mais pessoas a utilizam, melhor ela funciona e mais viável se torna. É assim que a tecnologia pessoa-a-pessoa funciona. É diretamente entre usuários.

No sentido mais verdadeiro da palavra, é um mercado livre. Ouvimos muito falar sobre livre mercado ao longo dos anos, mas nenhum mercado pode ser verdadeiramente livre quando há uma força motriz tomando decisões por ele.

Como Satoshi Conseguiu

Satoshi está longe de ser a primeira pessoa a trabalhar no problema da moeda digital descentralizada. Criptógrafos e codificadores estavam trabalhando no problema muitos anos antes de 2008.

O desafio da descentralização é manter um livro contábil de transações. Normalmente, quando você paga alguém, o banco subtrai o dinheiro da sua conta e o adiciona à conta do destinatário. Manter o registro contábil da transação é a função principal de um banco.

Em um sistema descentralizado, no entanto, não há banco. Qualquer pessoa pode enviar uma solicitação de transação para a rede descentralizada. Isso torna o livro contábil descentralizado muito vulnerável a ataques. Maus participantes poderiam alterar o livro, ou gastar uma moeda digital várias vezes antes que a rede percebesse.

A inovação de Satoshi foi a tecnologia que, agora, chamamos de blockchain. Ele encontrou uma maneira de manter um livro-razão seguro, usando registros de data e hora, muito poder de processamento descentralizado e criptografia. Bitcoin – o primeiro blockchain – ainda hoje usa a arquitetura de Satoshi para garantir pagamentos.

Então, É Uma Moeda?

Uma das maiores perguntas que as pessoas têm sobre a Bitcoin é "É uma moeda"?

A resposta se encontra em uma área cinzenta. Bitcoin é um método de pagamento e uma maneira de transferir fundos. Você pode usar Bitcoin para fazer compras ou enviar pagamentos. É possível converter Bitcoin em dólares, euros, libras, ienes ou qualquer outra moeda. No entanto, não é apoiada por nenhuma instituição. Não há governo central para o qual você possa apontar, e não há garantias quando se trata de possuir Bitcoin. Só é valiosa na medida do número e tipos de lugares e pessoas que a aceitam.

Bitcoin é o que chamamos de moeda digital em sua forma mais pura, ou o que é conhecido como criptomoeda. Bitcoin foi a primeira criptomoeda, mas, agora, existem muitas delas. As criptomoedas operam de maneira diferente das moedas tradicionais, pois são baseadas em código, não nas decisões de um banco central. Esta diferença as torna atraentes, mas também mais voláteis.

Sobre O Custo

Uma das maiores características de uma moeda verdadeira é o valor estável. Muitas pessoas argumentam que a Bitcoin não é uma moeda, devido ao seu valor volátil. O preço da Bitcoin tem flutuado bastante e, ocasionalmente, dobra de valor em um curto período de tempo.

Por exemplo, em julho de 2010, o preço era de US $ 0,08 por Bitcoin. Em dezembro de 2017, a Bitcoin atingiu US $ 20.000. Em média, varia em torno de 2% ao dia. Isso é algo que você não vê nas moedas tradicionais, levando muitos a dizer que é inútil tratá-la como uma. Um preço estável é o que convencerá o investimento tradicional e levará a um crescimento sustentado.

Isso importa para a Bitcoin? Depende de como você olha. No curto prazo, a volatilidade do preço pode ter um enorme impacto na confiança das pessoas. Ao tentar atrair novas pessoas para o mundo das criptomoedas, o preço em rápida mudança pode, definitivamente, ser um problema.

A chave é olhar para a situação geral. Se você é alguém que está interessado em fazer parte de uma mudança econômica verdadeiramente revolucionária, o plano a longo prazo é o mais importante.

Com isso em mente, muita pesquisa mostrou que a Bitcoin deverá se estabilizar em algum momento no futuro, e flutuar muito menos. Os altos e baixos típicos podem ser amplamente atribuídos à quantidade de publicidade que a Bitcoin está recebendo em um determinado momento.

Há também uma alta probabilidade de os governos começarem a regular as criptomoedas nos próximos anos. Embora a própria regulamentação não seja capaz de acabar com as moedas descentralizadas, ela terá um forte efeito moderador sobre quanto e com que rapidez as avaliações mudam.

O Que É Uma Criptomoeda?

Ƀ

“Criptomoeda: uma moeda digital na qual são usadas técnicas de criptografia para regular a geração de unidades de moeda e verificar a transferência de fundos, operando independentemente de um banco central.”

A definição de criptomoedas requer muitas informações técnicas que abordaremos mais detalhadamente mais adiante neste livro, mas vale a pena uma introdução aqui para que você possa entender do que estamos falando.

Em termos simples, uma criptomoeda é composta por linhas de código que têm valor monetário. Usando criptografia, a rede descentralizada cria novas moedas e protege as transações. Alguns membros da rede descentralizada configuram computadores que processam o código. Em troca, esses nós processadores – conhecidos como mineradores – recebem uma recompensa por proteger as transações na Blockchain.

Então, Por Que Bitcoin?

Bitcoin está longe de ser a única criptomoeda. No entanto, ela consistentemente manteve seu domínio como a criptomoeda número um do mundo nos últimos dez anos.

Há um forte argumento a ser feito de que a Bitcoin não é a melhor criptomoeda do mundo. Novos projetos surgiram com escalabilidade, velocidade e privacidade de transação superiores. No entanto, estas novas moedas não foram capazes de derrubar a Bitcoin do seu trono.

Parte da razão pela qual a Bitcoin manteve sua liderança é o seu começo. A Bitcoin foi a primeira Blockchain de todos os tempos. Todo o interesse inicial na Blockchain, de 2008 a 2013, focou-se na Bitcoin. Isso significa que a Bitcoin tinha a maior base de usuários e a sua escolha de ótimos desenvolvedores para construir o sistema.

Este processo é um ciclo virtuoso para a Bitcoin. Por ter a maior rede, também tem a maior aceitação. Efeitos de rede significa que quanto mais pessoas usam uma tecnologia, mais útil ela se torna.

Veja o email, por exemplo. Não seria útil se você fosse a única pessoa no mundo com um endereço de email. Seria útil se você e algumas outras pessoas tivessem e-mail. Mas é extremamente útil quando quase todo mundo tem um endereço de email. A adoção da Bitcoin é igual. /se torna mais útil quanto mais pessoas a aceitam.

A Bitcoin ainda recebe o máximo presença na imprensa do que qualquer criptomoeda hoje, principalmente porque ainda é a maior. Sua longa história também lhe confere alguma legitimidade.

Ao longo de uma década, a Bitcoin enfrentou e superou muitos obstáculos e desafios técnicos, sempre crescendo novamente. Seu comprovado registro de segurança também a torna a compra de criptomoeda mais segura para iniciantes.

Enquanto outras criptomoedas podem focar em funções específicas, a Bitcoin é uma moeda digital versátil, disponível em quase todas as trocas de altcoin. No estágio atual, é a moeda que possui os investimentos, a base de usuários, a segurança e o histórico.

Aprendendo Sobre Bitcoin

E isto é apenas o começo. Ao longo deste livro, abordaremos todos os aspectos da Bitcoin e forneceremos conselhos do mundo real sobre como começar.

Há muito o que aprender. É fácil ficar perdido nas minúcias da Bitcoin e como sua tecnologia funciona, mas para começar com a Bitcoin, você só precisa entender os fundamentos. É exatamente isso que você lerá nas próximas páginas.

Capítulo 2. Entendendo as transações Blockchain & Bitcoin

Antes de começarmos a comprar e armazenar sua primeira Bitcoin, vamos falar sobre os fundamentos da tecnologia que faz a Bitcoin funcionar – a Blockchain. Recentemente, a "Blockchain" ganhou status como uma palavra da moda para novas startups. Muitas pessoas que usam o termo não têm uma ideia clara de como a Blockchain protege uma rede descentralizada. Até o final deste capítulo, você entenderá o básico da Blockchain melhor do que muitos entusiastas de criptomoeda.

A Blockchain & Bitcoin

Se você se lembra, foi em 2008 que Satoshi Nakamoto publicou, pela primeira vez, um white paper sobre a tecnologia Bitcoin e detalhou o sistema ponto a ponto que executa as transações de Bitcoin. A moeda Bitcoin em si mesma é uma ideia revolucionária. No entanto, a tecnologia que a alimenta é a verdadeira inovação. A Blockchain de Satoshi torna possível criar registros descentralizados seguros para qualquer coisa, não apenas para criptomoedas.

A Blockchain Bitcoin é o livro público que contém todas as transações de que foram feitas na história da Bitcoin. Como não existe um órgão de administração central ou banco de dados, o razão fica em uma rede composta por todos os computadores que executam o software Bitcoin. Todos trabalham juntos para construir a rede.

Tudo isso acontece em público, e qualquer pessoa pode ver o tráfego enquanto está acontecendo. Este nível de transparência é quase inédito em qualquer outro sistema financeiro. Essa transparência é o que torna as criptomoedas únicas.

De maneira mais geral, a Blockchain pode afetar qualquer parte de nossas vidas em que precisamos verificar a identidade, realizar uma transação ou garantir um contrato. O registro público na Blockchain pode ser mais rápido, mais barato e mais seguro do que muitas instituições em que confiamos hoje.

Como as Transações de Bitcoin Funcionam?

Bitcoins não existem fisicamente. Não há cofre de bitcoins em algum lugar. Quando você pensa sobre isso, não é tão diferente do nosso dinheiro moderno. O dinheiro que você vê ao fazer login na sua conta bancária não significa que existe uma caixa com seus fundos. Da mesma forma, não há nada que possa ser definido, como "esta é uma Bitcoin".

Em vez disso, quando você inicia uma transação, envia sua solicitação de transação para toda a rede. Os mineradores na rede adicionarão sua transação ao razão público, juntamente com outras solicitações de transação atualmente na rede. Esse livro é carimbado com a hora, vinculado ao último livro produzido e bloqueado com uma chave criptográfica. Um livro razão carimbado, vinculado e bloqueado é chamada de bloco.

Blocos

Os blocos de transações contêm tudo o que precisam tanto para adicionar novas transações como também conectar o bloco a todas as anteriores. Há quatro itens incluídos em cada bloco: uma referência ao bloco anterior na cadeia, todas as transações sendo adicionadas, um carimbo de data e hora e a prova criptográfica que mostra como o bloco foi criado.

Esta combinação de carimbo, vinculação e bloqueio de blocos foi a inovação da Satoshi na criação da Bitcoin. Ela resolve os problemas de criação de um livro razão ao qual qualquer pessoa pode adicionar:

● O registro de data e hora mostra onde o bloco pertence na ordem, garantindo que os blocos não se misturem ou que vários blocos não sejam respeitados pela rede ao mesmo tempo.

● O link é uma referência ao bloco anterior, incorporado no conteúdo do bloco atual. Isto assegura o lugar do bloco em uma longa cadeia de blocos. A Blockchain!

● O bloqueio criptográfico no bloco é conhecido como hash. Os mineradores da rede usam seu poder computacional para calcular este hash. Para a Bitcoin, é um quebra-cabeça incrivelmente difícil que leva aos processadores mais rápidos do mundo, em média, 10 minutos para resolver.

Ao hospedar todas estas informações em um único bloco, o sistema Blockchain é capaz de se auto-regular, não requerendo vigilância para sua supervisão. Não há necessidade de alguém verificar manualmente as transações. Depois de se fazer o hash, é quase impossível alterar o conteúdo de um bloco.

Alterar o conteúdo de um bloco exigiria a edição do razão, a reconstrução do bloco e a resolução do quebra-cabeça criptográfico novamente. É melhor que você espere que seu computador seja mais rápido do que todos os outros computadores da rede, porque você precisará vencer a corrida para concluir o quebra-cabeça, se quiser que seu bloco seja implementado. Isto é altamente improvável, dado o enorme poder de computação na rede Bitcoin.

Os blocos são organizados em uma cadeia e, se você quiser alterar uma transação mais antiga, precisará editar este bloco e resolver o novo quebra-cabeça. Mas a resposta para o antigo quebra-cabeça original está embutida no próximo bloco da cadeia. Você também teria que atualizar o próximo bloco, desta vez com a nova resposta do quebra-cabeça! Toda vez que você edita um bloco, você teria que resolver novamente o quebra-cabeça de todos os blocos que vieram depois. Quanto mais quebra-cabeças de blocos você tiver que resolver, menor a probabilidade de implementar seu ataque com sucesso. As transações de Bitcoin com mais de uma hora de idade são estatisticamente quase impossíveis de mudar.

Depois que uma transação é adicionada à Blockchain, ela existe para sempre e é registrada em todos os computadores da rede. Dessa forma, a Blockchain é um dos bancos de dados mais seguros que se possa imaginar.

Confirmações

As transações bem-sucedidas devem ser confirmadas, para garantir que estejam corretas. Mineiros, que criam um novo bloco e o adicionam ao Blockchain a cada dez minutos, fazem isso. Os mineiros verificam transações, registram-nas no livro público e adicionam-nas ao próximo bloco. Uma vez resolvido o bloco, a transação é considerada verificada e as alterações são improváveis.

Conforme descrito acima, torna-se cada vez mais difícil alterar uma transação quanto mais o tempo o bloco estiver na cadeia. Por este motivo, algumas pessoas preferem esperar vários blocos antes de chamar a transação de "confirmada".

Ao usar Bitcoin em uma loja, alguns comerciantes podem não forçá-lo a esperar. No entanto, isto significa que eles estão se arriscando com você, no recebimento de seu pagamento. Isto é mais comum geralmente em transações de baixo valor, pois existe um menor risco de fraude.

Taxas

Como em todos os sistemas transacionais, a Bitcoin tem taxas a cada transferência. Há uma distinção importante aqui, no entanto: As taxas não são obrigatórias e podem ser determinadas pela pessoa que envia os fundos.

Em troca por confirmações mais rápidas, os mineradores coletam e processam as taxas. Pague o suficiente, e o minerador moverá sua transação para o topo da pilha, para ser adicionada já ao próximo bloco. Depois de criarem com sucesso um novo bloco Bitcoin, eles cobrarão as taxas de todas as transações incluídas neste bloco específico.

As taxas são totalmente voluntárias e a pessoa que inicia a transação pode decidir se deseja ou não incluir uma taxa. Ao incluir uma taxa, no entanto, você pode garantir que os mineradores tenham um incentivo para processar sua transação. Se você optar por não incluir uma taxa, os mineiros processarão outras transações antes da sua. Você pode esperar horas (ou mesmo dias) antes de sua transação gratuita ser incluída em um bloco.

Algumas carteiras (onde você mantém e gerencia sua Bitcoin) decidem a taxa de transação por você. Falaremos mais sobre carteiras em breve.

Страницы книги >> 1 2 | Следующая

Правообладателям!

Представленный фрагмент книги размещен по согласованию с распространителем легального контента ООО "ЛитРес" (не более 20% исходного текста). Если вы считаете, что размещение материала нарушает ваши или чьи-либо права, то сообщите нам об этом.

Читателям!

Оплатили, но не знаете что делать дальше?


Топ книг за месяц
Разделы







Книги по году издания