Правообладателям!
Представленный фрагмент книги размещен по согласованию с распространителем легального контента ООО "ЛитРес" (не более 20% исходного текста). Если вы считаете, что размещение материала нарушает ваши или чьи-либо права, то сообщите нам об этом.Читателям!
Оплатили, но не знаете что делать дальше?Текст бизнес-книги "Agente Técnico Dos Estaleiros"
Автор книги: Michele Accattoli
Раздел: Личностный рост, Книги по психологии
Текущая страница: 3 (всего у книги 3 страниц)
1.04: A CAPACIDADE DE RESOLVER OS PROBLEMAS
§ Os obstáculos por superar
Muitas vezes nos encontra em situações que requerem (ou requereriam) uma decisão.
Mas tal decisão tarda chegar e o faz substancialmente por quatro motivos diferentes:
– Obstáculo cognitivo: percebida quando não todos os elementos, que têm um papel na situação criada, dão se conta que ela é para resolver logo e o fazem porque não a consideram tão “grande” e continuam indo e vivendo.
– Obstáculo “político”: é assim chamado e é o obstáculo que pode colocar-nos diante de quem tem interesse em não deixar-nos sair da tal situação (alguém que quer desmontar-nos profissionalmente’ invejoso? Um parente?).
– Obstáculo motivacional: ele comparece porque pode vir a faltar a força e a confiança em si mesmo ou em outros elementos do sistema/situação por resolver. A decisão é importante, mas continua-se a adiar por falta de coragem.
– Obstáculo ligado aos recursos: quando se intui o problema e a sua solução, mas não se tem os recursos económicos necessários pô-la em execução.
O duro trabalho paga no futuro. A preguiça paga logo.
Steven wright
A vida é feita de prioridades, diz-se. Estabelecendo as prioridades e trabalhando na base a elas muitas vezes todo o castelo desmorona-se depois dalguns golpes.
A vida é uma pergunta, as escolhas são a resposta.
§ A partir dos obstáculos até as soluções
1 Parem de queixar-se (aquela choradeira típica italiana!). Aceitem que a vossa capacidade de obter resultados é igual à vossa capacidade de resolver problemas.
2 Analisem atentamente o problema. Isto é preciso seja como for fazê-lo.
Se Scipione não o tivesse feito não poderia pensar de atacar ao invés de defender-se.
Mas não parem aqui, efectivamente, este primeiro passo, de todas as formas importante, tem um bug: paralisa as soluções à vossa capacidade de raciocínio (que muitas vezes encontra-se no mesmo nível do problema).
Comecem a questionar-se: preocupo-me por um acto real ou tenho apenas medo de algo que poderá acontecer?
Devem partir daqui para pôr clareza: os factos reais são algo de mensurável que têm uma colocação no espaço e no tempo e que todos podem perceber. Um medo pelo contrário é um algo que somente vocês percebem como grave, mas trata-se de uma opinião, talvez outros pensam como vocês, mas não é por esta vossa opinião colectiva que um facto é real; típica é a preocupação sobre o que poderia acontecer no futuro. Os receios mandam uma mensagem importante que faz aumentar o nível de atenção. Os receios são um sinal, nem todos os receios são negativos.
Os receios dão a alerta.
Os receios são a falta da clareza.
O receio mais grande é o receio do desconhecido (isto é de algo que não conhecemos ou não conhecemos suficientemente bem).
Os receios são a falta de estratégia.
Não fazer é o medo de falhar, a acção gera o sucesso!
Ítalo Pentimalli
§ Como encarar os receios
O primeiro passo é portanto a clareza do mesmo receio.
1 Identificar o medo: de uma situação? De uma possível consequência? O que poderia acontecer se…?
2 Desenvolver uma estratégia: para toda possível consequência. Se tiverem uma estratégia sabem o caminho a percorrer. Se sabem o caminho por percorrer não estão no desconhecido, se não estão no campo do desconhecido desaparece o medo.
Se assaltas um banco tens 20 anos. Se estás aprisionado nos teus medos tens a vida.
Richard Bandler
Se aperceberem-se pelo contrario que estão preocupando-se por algo real então questionem-se: o que posso fazer para activar uma solução?
Внимание! Это ознакомительный фрагмент книги.
Если начало книги вам понравилось, то полную версию можно приобрести у нашего партнёра - распространителя легального контента ООО "ЛитРес".Правообладателям!
Представленный фрагмент книги размещен по согласованию с распространителем легального контента ООО "ЛитРес" (не более 20% исходного текста). Если вы считаете, что размещение материала нарушает ваши или чьи-либо права, то сообщите нам об этом.Читателям!
Оплатили, но не знаете что делать дальше?